sábado, 18 de abril de 2009
Ran (1985)
IMDb
Japão, século XVI. Hidetora (Tatsuya Nakadai), o poderoso chefe do clã dos Ichimonjis, decide dividir em vida seus bens entre seus três filhos: Taro Takatora (Akira Terao), Jiro Masatora (Jinpachi Nezu) e Saburu Naotora (Daisuke Ryu). Com o primeiro fica a chefia do feudo, as terras e a cavalaria. Os outros dois ficam com alguns castelos, terras e o dever de ajudar e obedecer Taro. No entanto, Hidetora exige viver no castelo de alguns deles, manter seus trinta homens, seu título e a condição de grão-senhor, mas Saburu, o predileto, prevendo as desgraças que viriam com tal decisão, se mostra contrário à decisão paterna. Assim é expulso do feudo e acaba sendo acolhido por Nobuhiro Fujimaki (Hitoshi Ueki), que se mostra impressionado com sua decisão de contrariar o pai e casa-o com sua filha. Hidetora vai ao seu castelo, que agora é de Taro, e não é bem recebido, pois seu primogênito é encorajado por Kaede (Mieko Harada), sua mulher, para ter liberdade para tomar decisões e chefiar o feudo. Kaede quer vingar a morte dos pais, que foram mortos por Hidetora em um incêndio, e guarda muito rancor e igual rejeição. Hidetora sente isso quando vai ao castelo de Jiro e assim se vê isolado em seu ex-império e bem próximo da insanidade.
Premiações
- Ganhou o Oscar de Melhor Figurino, além de ter sido indicado em outras 3 categorias: Melhor Diretor, Melhor Direção de Arte e Melhor Fotografia.
- Recebeu uma indicação ao Globo de Ouro, na categoria de Melhor Filme Estrangeiro.
- Ganhou 2 prêmios no BAFTA, nas categorias de Melhor Filme Estrangeiro e Melhor Maquiagem. Recebeu ainda outras 4 indicações, nas seguintes categorias: Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Fotografia, Melhor Figurino e Melhor Desenho de Produção.
- Recebeu 2 indicações ao Cesar, nas categorias de Melhor Filme Estrangeiro e Melhor Pôster.
- Ganhou o Prêmio Bodil de Melhor Filme Europeu.
- Ganhou o Prêmio OCIC, no Festival Internacional de San Sebastian.
Curiosidades
- Durante 10 anos Akira Kurosawa planejou cada cena de Ran, preparando storyboards que mostravam como cada cena deveria ser rodada.
- Na época do início das filmagens de Ran a visão de Kurosawa já estava bastante prejudicada, o que o impedia de rodar sozinho as cenas do filme. O diretor contou então com o auxílio de diversos ajudantes, que se basearam nos storyboards já prontos para preparar cada cena do filme.
- Várias das centenas de figurinos utilizados em Ran foram criados a mão, num processo que levou 2 anos para ser concluído.
- Ran utilizou cerca de 1400 extras e 200 cavalos, sendo que muitos deles tiveram que ser importados dos Estados Unidos para a realização do filme.
- O castelo destruído durante Ran foi realmente construído pela equipe de filmagens próximo ao Monte Fuji, tendo posteriormente sido destruído nas próprias filmagens.
- A versão alemã de Ran corta praticamente toda a batalha que ocorre no meio do filme, por considerá-la violenta demais para o público.
Screens
Em Breve
Link ed2K
Ran.(1985).iNT.DVDRip.XviD.cd1-NewMov.avi
Ran.(1985).iNT.DVDRip.XviD.cd2-NewMov.avi
Ran.(1985).iNT.DVDRip.XviD.cd3-NewMov.avi
Legendas.Tv (by.lostmaniac)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário