terça-feira, 24 de março de 2009

Synecdoche, New York (2008)



IMDb

Parte sonho, parte um quebra-cabeças, parte uma charada é a estréia como diretor do premiado roteirista Charlie Kaufman (Brilho Eterno De Uma Mente Sem Lembrança). Caden tem problemas que incluem um casamento falido com Adele e uma carreira decadente. Quando Adele o deixa para seguir sua própria carreira em Berlim, Caden atira-se no novo show da Broadway. Cria um personagem baseado na própria vida, uma parte representante do todo. A narrativa começa em Schenectady, Nova York, e o jogo entre as duas palavras é apenas um dos lúdicos detalhes lançados com faíscas no decorrer da história. Como Caden tenta preencher o seu vazio doméstico com dramáticas recriações, também lança um ator magro, uma atriz bonita como sua mulher e uma peculiar mulher como interessada em seu amor, que na vida real atende pelo nome de Hezel. Passa a haver uma interação entre o real e o simulacro e Caden torna-se o manipulador e o fantoche em seu próprio palco.


  • Sinédoque (figura de linguagem)

Ocorre sinédoque quando há substituição de um termo por outro, havendo ampliação ou redução do sentido usual da palavra numa relação quantitativa. Encontramos sinédoque nos seguintes casos:

o todo pela parte e vice-versa:

"A cidade inteira 1 viu assombrada, de queixo caído, o pistoleiro sumir de ladrão, fugindo nos cascos 2 de seu cavalo." (J. Cândido de Carvalho)

1 O povo.

2 Parte das patas.

o singular pelo plural e vice-versa:

O paulista 3 é tímido; o carioca 4, atrevido.

3 Todos os paulistas.

4 Todos os cariocas.

o indivíduo pela espécie (nome próprio pelo nome comum):

Para os artistas ele foi um mecenas 5.

5 Protetor.

Modernamente, a metonímia engloba a sinédoque.


Crítica CineRonda , Rosebud é o Trenó

Screens





Links ed2K
Synecdoche.New.York.(2008).LiMiTED.DVDRip.AC3.XviD.cd1-iMBT
Synecdoche.New.York.(2008).LiMiTED.DVDRip.AC3.XviD.cd2-iMBT

Legenda (by.cffcosta legendas.tv)
Synecdoche.New.York.(2008).LiMiTED.DVDRip.AC3.XviD-iMBT.ptbr

Nenhum comentário:

Postar um comentário