domingo, 15 de fevereiro de 2009

The Dresser (1983)



IMDB

Durante a 2ª Guerra Mundial vive um idoso (Albert Finney), mas famoso ator shakespeariano, que agora está frustrado, senil e à beira de uma crise nervosa. É conhecido pelo elenco e equipe apenas como "Sir" e continua sua temporada pelos teatros britânicos com um grupo de velhos atores, que ficaram isentos do serviço militar. Sir exerce uma tirânica liderança na companhia, que começa a desmoronar em virtude da sua idade e seu estado de saúde. Ele conta com Norman (Tom Courtenay), seu camareiro, um homossexual infinitamente fiel que tem uma dedicação tão extrema e até irritadiça. No momento estão encenando "Rei Lear" e Norman inclina-se às exigências por vezes absurdas de seu patrão, cuida de sua saúde e procura lembrá-lo do papel que está encenando, já que às vezes Sir se confunde. Em suma, Norman faz qualquer coisa para este homem que ele aprendeu a amar e a respeitar, sendo que há uma forte ligação entre eles, pois apesar de não ser conhecido como seu patrão ambos devotaram suas vidas ao teatro.

"Lembram quando falei de aula de interpretação em Uma Rua Chamada Pecado ...Pois bem aqui vai a segunda parte da aula....simplesmente EXCEPCIONAL , se vcs assitirem um filme depois o outro ..pronto vocês estarão aptos a pisar no palco...rsrsrsr , filme completamente coração , dei boas gargalhadas (muitas mesmo), me emocionei , fiquei apreensivo e tudo o que eles podiam tirar de mim conseguiram. Mais uma vez obrigado ao compartilhamento por me dar momentos tão significativos em um final de semana que poderia passar como outro qualquer."

Crítica

Assistindo "O Fiel Camareiro", o espectador mais (bem) informado não deixa de se irritar com a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood: como é que o Oscar não foi concedido a nenhum dos dois atores principais desta fita magnífica, indicados à estatueta, Tom Courtnay e Albert Finney? Ainda mais considerando-se que o ator que acabou sendo premiado, Robert Duvall, dificilmente será apreciado por sua interpretação: "Tender Mercies", o filme em que atuou devido à sua temática regional (os problemas de um cantor country americano) não está previsto para exibição comercial no Brasil.
Assim como "O Despertar de Rita"- que valeu a Michael Caine também indicação ao Oscar de melhor ator - este "The Dresser" tem origem teatral. Foi adaptado para a tela pelo próprio autor, Ronald Harwood (igualmente indicado ao Oscar, perdeu para James L. Brooks, de "Laços de Ternura"). A peça fez carreira em Londres e Nova Iorque e nos devolve um universo já visto em muitas obras cinematográficas e teatrais: os bastidores do teatro. No próprio núcleo em que se cria e vivem emoções, transcorre o profundo drama do velho ator shakesperiano, Sir (Albert Finney) e seu camareiro, Norman (Courtnay).
Um dos mais brilhantes críticos brasileiros, Rubem Ewald Filho, lembrou com precisão ("O Estado de São Paulo", 22/6/84), que "O Fiel Camareiro" é um filme especialmente "destinado" a quem gosta de teatro, fazendo recordar "A noite Americana", de Truffaut. Aquele filme era uma espécie de carta de amor ao cinema. Aqui, o amor é declarado ao teatro, ao fascinante mundo do palco, com sua mitologia, sua leis próprias, seus personagens inesquecíveis".
O autor da peça, o inglês Ronald Harwood, foi camareiro do ator Sir Donald Wollfit, nos anos 50. Assim, tudo o que descreve parte de sua própria experiência. Harwood nos remete a um tempo e a um tipo de teatro que não existe mais. Era uma tradição na Inglaterra as excursões pelo interior com peças shakespearianas estreladas por atores veteranos e consagrados, que adaptavam os textos à sua própria personalidade.
Entretanto, "O Fiel Camareiro" não é apenas um filme de teatro. É uma dolorosa reflexão sobre a velhice, sobre o final da carreira de um marcante ator, mas que está velho e decadente. A velhice não veio acompanhada de uma previsível humildade, e ele continua conhecido apenas por Sir - título que dispensa maiores explicações para justificar seus inevitáveis arroubos de autoridade. O mesmo poder capaz de fascinar durante décadas o público ávido por tragédias shakespeareanas, Sir exerce tiranicamente dos bastidores e não hesita extrapolar para fora os domínios. Afinal, não será um simples maquinista com mania de pontualidade que ousará contrariar os desejos do Sir. Assim, na primeira (e uma das únicas) seqüência exterior, ao longo de uma estação ferroviária, um incontestável "Stop that train" (pare o trem) ecoa pela gare. Como observou Susana Schild, "está fixado o modelo do comportamento de Sir em um dos melhores momentos de ‘O Fiel Camareiro’ ".
Pela sua própria origem teatral, "The Dresser" é um filme de interiores - o camarim e o palco, onde se representa "Rei Lear", de Shakespeare. A câmera utiliza bastante o recurso do close e primeiros planos, para demonstrar a velhice do personagem, a angústia de seu camareiro Norman, quando o velho ator esquece as falas do texto shakespereano. O público passa a exercer uma espécie de torcida para que a peça chegue ao fim.
É um filme belo, lindo! Emocionante a todos que sabem ver a arte e a vida, numa obra marcante e interpretações antológicas. Finney e Courtneay mereceriam um prêmio especial (concorreu também ao melhor filme e direção, perdendo para "Laços de Ternura"). Os coadjuvantes compõe com perfeição o retrato dos bastidores: a jovem ambiciosa, a diretora de cena apaixonada pelo ator, o Iago tão eficiente que provoca ciúme. Finney, apenas 47 anos, interpreta o setuagenário "Sir" para simbolizar a submissão de um pobre mortal a um monstro sagrado. Courtnay criou um afeminado e aparentemente frágil e submisso Norman que desenvolve porém um personagem fortíssimo, que conhece a fundo o Sir, suas manias e fraquezas. Sabe que ele está física e emocionalmente acabado, que mal agüenta subir ao palco e com enorme dificuldade lembra-se dos textos que repetiu 227 vezes. Mas assim como Sir, Norman tem o teatro nas veias e conseguir que Sir represente mais uma vez é desafio que enfrenta como se sua própria carreira estivesse em jogo. E no fundo está, como precisamente lembrou Susana Schild nas páginas do "Jornal do Brasil” (22/6/84).

Texto de Aramis Millarch, publicado originalmente em:
Veiculo: Estado do Paraná
Caderno ou Suplemento: Nenhum
Coluna ou Seção: Tablóide
Data: 26/08/1984


Screens





Links ed2K
The.Dresser.(1983).DVDRip.XviD.avi

Legenda
The.Dresser.(1983).DVDRip.XviD.ptbr

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Changeling (2008)



IMDb

Christine Collin (Angelina Jolie) é uma mãe que ora fervorosamente para que seu filho Walter (Gattlin Griffith) retorne para casa. O menino foi seqüestrado em uma manhã de sábado, após ela ter saído para trabalhar. Com a ajuda do reverendo Briegleb (John Malkovich) e após meses de buscas intensas, finalmente, a polícia encontra o garoto. Mas algo está errado e, em seu coração, Christine desconfia que ele não seja seu filho verdadeiro.

" Excelente filme com uma boa interpretação de Angelina Jolie, tenso e comovente ..apesar de achar que ainda não é desta vez que Sra Pitt vai levar a estatueta almejada, ela esta tentando. Sua interpretação em A Mighty Heart (O Preço da Coragem, aguardem logo aqui no blog), me impressionou mais e aquela sim merecia não fosse o talento de Helen Mirren em a Rainha ."

Screens



Links ed2K
Changeling.(2008).DVDRip.AC3.XviD.cd1-PUKKA
Changeling.(2008).DVDRip.AC3.XviD.cd2-PUKKA

Legenda
Changeling.(2008).DVDRip.AC3.XviD-PUKKA.ptbr

domingo, 8 de fevereiro de 2009

Willy Wonka & the Chocolate Factory (1971)

PiC.LEECH.iT - FREE iMAGE HOSTiNG

IMDb

Charlie Bucket (Peter Ostrum) é um menino pobre, que acha um dos cobiçados "bilhetes dourados" que dão direito a um carregamento vitalício de chocolates Wonka, além de poder conhecer a misteriosa fábrica de chocolates. Ele e mais quatro crianças passeiam pelo lugar, mas Willy Wonka (Gene Wilder), o dono da fábrica, não é um tio gente-boa e sim uma figura manipuladora. As crianças, ao mesmo tempo em que mergulham de cabeça nos seus desejos, pagam um preço por isso, pois pensando melhor a analogia mais perfeita não é com a Terra de Oz, mas com o Jardim do Éden: encantador, mas território da serpente.

Screens
vlcsnap-9018681.jpg (26 KB)vlcsnap-9022812.jpg (50 KB)
vlcsnap-9023645.jpg (43 KB)vlcsnap-9025367.jpg (40 KB)
vlcsnap-9028119.jpg (18 KB)vlcsnap-9031679.jpg (43 KB)

Link ed2K
Willy.Wonka.And.The.Chocolate.Factory.(1971).(Dual.PTBR.ENG).DVDRip.XviD.cd1-by.Poisonous.avi
Willy.Wonka.And.The.Chocolate.Factory.(1971).(Dual.PTBR.ENG).DVDRip.XviD.cd2-by.Poisonous.avi

Legenda
Willy.Wonka.And.The.Chocolate.Factory.(1971).(Dual.PTBR.ENG).DVDRip.XviD-by.Poisonous.srt

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

A Streetcar Named Desire (1951)

PiC.LEECH.iT - FREE iMAGE HOSTiNG

IMDb

Blanche DuBois, uma mulher frágil e neurótica (Vivien Leigh), vai visitar sua irmã grávida (Kim Hunter), em Nova Orleans, em busca de um lugar que possa se alojar, já que, após seduzir um jovem de 17 anos, ela foi expulsa da sua cidade natal no Mississipi. Sua chegada afetará fortemente a vida da sua irmã, do seu cunhado Stanley (Marlon Brando) e a sua própria vida. Baseado na peça de Tennessee Williams.

Premiações

- Ganhou 4 Oscars: Melhor Atriz (Vivien Leigh), Melhor Atriz Coadjuvante (Kim Hunter), Melhor Ator Coadjuvante (Karl Malden) e Melhor Direção de Arte. Recebeu ainda outras 8 indicações: Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Ator (Marlon Brando), Melhor Fotografia em Preto e Branco, Melhor Figurino em Preto e Branco, Melhor Trilha Sonora, Melhor Som e Melhor Roteiro.

- Ganhou o Globo de Ouro de Melhor Atriz Coadjuvante (Kim Hunter).

- Ganhou o Prêmio do Júri e o prêmio de Melhor Atriz (Vivien Leigh), no Festival de Veneza.

" Se quiserem saber qual o significado da palavra atuar, comecem por aqui, simplesmente um dos melhores filmes de todos os tempos com SHOW de interpretação de Vivien Leigh, Marlon Brando e Kin Hunter, direção primoroza de Elia Kazan, este filme não podia deixar de fora..."

Screens
post-580430-1169458881.jpg (26 KB)post-580430-1169458952.jpg (38 KB)

Link ed2K

A.Streetcar.Named.Desire.(1951).DVDRip.AC3.XviD.cd1-WAF
A.Streetcar.Named.Desire.(1951).DVDRip.AC3.XviD.cd2-WAF

Legenda
A.Streetcar.Named.Desire.(1951).DVDRip.AC3.XviD-WAF.ptbr

terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Amarcord (1973)

ImageHost.org

IMDb

Neste longa semi-autobiográfico, Federico Fellini joga luz sobre a pequena cidade italiana de Rimini na década de 30, retratando-a de acordo com suas lembranças de garoto. No período, o duce Mussollini acaba de assumir o poder na Itália. As experiências de Fellini são retratadas por meio do jovem Titta (Bruno Zanin). Muitos elementos presentes em outros filmes de Fellini reaparecem aqui, como a exuberância visual, um quê de sonho e fantasia e personagens estranhos e simpáticos, com destaque para a prostituta gorda e onipresente. O filme retrata também, com sensibilidade, o fascismo que toma conta da Itália naquela época.

Curiosidades


- O título Amarcord é uma referência à tradução fonética das palavras "mi recordo" usada na região de Emilia-Romagna, na Itália, onde o diretor Federico Fellini nasceu.

- O diretor Federico Fellini por diversas vezes negou que Amarcord fosse um filme auto-biográfico, mas concordou que há passagens semelhantes com eventos por ele vividos em sua infância.

- Apesar de ter sido lançado em 1973 Amarcord concorreu ao Oscar de 1976, já que seu lançamento nos Estados Unidos apenas ocorreu neste ano.

- Ganhou o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, em 1975.

Screens

vlcsnap-4800037.jpg (38 KB)vlcsnap-4800856.png (287 KB)
vlcsnap-4802603.jpg (21 KB)vlcsnap-4804055.jpg (15 KB)

Links ed2K
Amarcord.(1973).DVDRip.DivX5.cd1-tempo.avi
Amarcord.(1973).DVDRip.DivX5.cd2-tempo.avi

Legenda
Amarcord.(1973).DVDRip.DivX5-tempo.ptbr.zip

The Ghost and Mrs. Muir (1947)

PiC.LEECH.iT - FREE iMAGE HOSTiNG

IMDb

Um ano após a morte do marido, Lucy Muir (Gene Tierney)decide não mais viver com a sogra e a cunhada e aluga o "Chalé Gaivota", uma casa a beira-mar, e para lá se muda com sua filha e sua empregada. Porém, logo o fantasma de Daniel Gregg (Rex Harrison), o falecido proprietário da casa que morrera em um suposto suicídio, surge para a amendrontá-la, mas isto não surte efeito e entre os dois nasce gradativamente uma amizade. Assim, quando ela se vê em uma grave situação financeira, ele decide lhe narrar sua vida para ser transformada em livro e tirá-la deste aperto. Posteriormente, Lucy acaba conhecendo um escritor de histórias para crianças e pensa em se casar com ele. Apesar de não concordar com esta decisão, Daniel decide não mais aparecer e fazer com que Lucy acredite que todas as conversas que tiveram juntos foi produto da imaginação dela.

Screens
PiC.LEECH.iT - FREE iMAGE HOSTiNGPiC.LEECH.iT - FREE iMAGE HOSTiNG
PiC.LEECH.iT - FREE iMAGE HOSTiNGPiC.LEECH.iT - FREE iMAGE HOSTiNG

Link ed2K

The.Ghost.And.Mrs.Nuir.(1947).FS.DVDRip.DivX5

Legenda
The.Ghost.And.Mrs.Nuir.(1947).FS.DVDRip.DivX5.ptbr

Sessão Nostalgia

Boa tarde !!!

Hoje Inicio a criação de dois marcadores que vou chamar Sessão Nostalgia e A Hora da Cultura, o primeiro, filmes que marcaram minha infância, filmes que me faziam passar horas na frente da televisão viajando...não...ainda não era época do cigarrinho....viajando em um mundo de fantasia, acho que tenho esta imaginação fértil e criativa devido em parte a estes momentos ..e o segundo aqueles filmes especiais que te fazem pensar que Deus fez cada pessoa diferente e em alguns colocou idéias espetaculares. Espero que curtam agora, tanto quanto eu curti na época e continuo apreciando.

Abraços a todos

(para aqueles que não gostam da sessão da tarde ..aguardem que logo trago as últimas novidades)

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Batman -The Dark Knight (2008)

ImageHost.org

IMDb

Após dois anos desde o surgimento do Batman (Christian Bale), os criminosos de Gotham City têm muito o que temer. Com a ajuda do tenente James Gordon (Gary Oldman) e do promotor público Harvey Dent (Aaron Eckhart), Batman luta contra o crime organizado. Acuados com o combate, os chefes do crime aceitam a proposta feita pelo Coringa (Heath Ledger) e o contratam para combater o Homem-Morcego.

"Bom escolhi este filme para voltar a postar ,porque considero um dos melhores de 2008 e a capa é de propósito, com a figura magistral do Coringa por Heath Ledger , que deve por mérito levar o Oscar de melhor ator coadjuvante, sinceramente Jack Nicholson foi superado , o que parecia impossível...."

Link ed2K
Batman.The.Dark.Night.(2008).DVDRip.XviD.cd1-DoNE
Batman.The.Dark.Night.(2008).DVDRip.XviD.cd2-DoNE

Legenda
Batman.The.Dark.Night.(2008).DVDRip.XviD-DoNE.ptbr

domingo, 1 de fevereiro de 2009

A Volta

Bom para os 1200 ou menos...rsrsr que visitaram meu Blog o meu muito obrigado....não isso não é uma despedida ...ao contrário ...vcs me ajudam a continuar... na verdade é um pedido de desculpas.A moderação do eDonkers me toma bastante tempo; mas prometo retornar as atividades aqui, selecionando o melhor (sempre na minha opinião pessoal, respeitando vcs como leitores) do cinema para todos. Um grande abraço e até o final de fevereiro prometo várias atualizações.